sexta-feira, 3 de abril de 2020

Cuidados Para uma Boa Análise com o Mace Sperm Tracker®


Interface MacEye para Gravação das Amostras
Mace Sperm Tracker® - Anturius Brasil

O Mace é um programa simples e de fácil uso, porém, são necessários alguns cuidados para resultados impecáveis, tendo em mente que a chave para o sucesso é a boa gravação do vídeo, temos de nos ater a alguns detalhes:

● É recomendada uma amostra com concentração em torno de 50 x 10⁶ ml (apesar de amostras mais concentradas também serem lidas pelo software).

● Cuidado para não deixar o sêmen “escorrendo/escorregando” na lâmina, às vezes os espermatozoides mortos ficam deslizando pela lâmina, o que pode dar falsos resultados. Para tentar evitar isso, solte a lamínula com cuidado em cima da amostra.

● Grave os vídeos com boa luminosidade, contraste e foco, isso facilitará as leituras dos algoritmos do Mace Sperm Tracker, quando mais nítido e contrastado, melhor.

● Padronizar todo o processo da gravação do vídeo. A padronização é imprescindível para bons resultados, isso envolve ajustar sempre o mesmo tempo de vídeo, luminosidade, contraste, preparo de amostra, aumento do microscópio, usar o mesmo microscópio, e assim por diante.

Por que padronizar?

Em princípio por conta do "plug-in", este é ajustado para determinado microscópio, em determinado aumento, contraste, nitidez e frames. Qualquer mudança no vídeo pode interferir nos resultados, já que o plug-in foi criado para outro padrão. Outro motivo é para podermos comparar o desempenho do Mace com vídeos de mesma qualidade, e até mesmo para manter uma boa metodologia para o trabalho de rotina e estudos.

Quais outros principais fatores que podem interferir no funcionamento do Mace?

● Bloqueios por parte de alguns antivírus (é recomendado desabilitar o antivírus
durante uso do sistema).
● Utilização de outros programas em segundo plano.
● Falta de espaço de armazenamento (memória) no Disco Rígido [C].


Texto: Christian Miles e Anderson Mace
Imagens: Faculdade de Medicina Veterinária - Laboratório de Andrologia da USP
Créditos: Mace Sperm Tracker® - www.anturiusbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário